01
Microestacas
As microestacas são elementos para a realização de fundações profundas, resistentes a esforços de tração e compressão. Tratam-se de estacas de diâmetro inferior a 300mm ou estacas com deslocamento do terreno de diâmetros inferiores a 150mm..
O elemento resistente da microestaca é constituído por um varão, um tubo ou um perfil “H” de aço, que se encontra selado ao terreno por intermédio de uma calda de cimento, argamassa ou micro-betão. No caso das microestacas com deslocamento do terreno, o elemento resistente encontra-se em contacto direto com o terreno.
02
Características das microestacas
O sistema de injeção pode ser do tipo IGU (Injeção Global Única), realizada num curto intervalo de tempo após a introdução do elemento resistente no terreno, ou caso o elemento resistente das microestacas sejam tubos de aço com manchetes, o sistema de injeção pode ser do tipo IR (Injeção repetida) ou IRS (Injeção repetida Selectiva).
03
Método de execução
Para a execução de microestacas utilizam-se equipamentos versáteis e de tamanho reduzido, que permitem a furação contínua em circulação direta e/ou inversa, com fluido de furação que pode ser ar, água, lamas bentoníticas, polímeros ou calda de cimento.
Regra geral, esta técnica de fundações indiretas é utilizada para reparar ou reforçar fundações existentes, em espaços reduzidos ou com restrições de pé-direito. Na execução de fundações profundas quando as características e condicionalismos locais não permitem recurso a outras técnicas, ou em soluções que, por questões de geometria ou outros condicionalismos técnicos, exijam a realização de fundações ou contenções de pequeno diâmetro.