01
Jet Grouting
O método de JET GROUTING consiste em desagregar um solo em profundidade com a ajuda de um jacto a alta pressão (normalmente de 20 a 40 MPa) numa perfuração, e misturar o solo erodido com uma calda com autoendurecível, para formar no terreno colunas, painéis ou outras estruturas.
Caracteriza-se por uma maior ou menor substituição do terreno de uma determinada zona, de acordo com a natureza do mesmo, pela técnica utilizada assim como pelo objectivo previsto.
02
Características da técnica
Nos terrenos granulares, o jacto a alta pressão dispersa as partículas por erosão; num solo coesivo o jet corta a argila em troços de maior ou menor tamanho. A alta pressão é indispensável para obter a energia cinética necessária do jacto, através de uma tubeira ou boquilha de pequeno diâmetro.
Durante a execução do JET GROUTING, os excedentes de materiais ou o «spoil» (mistura de solo, água e cimento) são recolhidos à superfície para serem depositados em locais designados.
03
Campos de aplicação
A técnica aplica-se a todos os terrenos brandos ou rocha branda, principalmente para consolidação e em certas condições para tratamentos de estanquidade: obras em fundações de edifícios, barreiras hidráulicas nas fundações de barragens, contenção de escavações, colunas horizontais para proteger o avanço de um túnel em formações de solo solto, cortinas de consolidação para molhes, etc…
Em caso de utilização com função de estanquidade, e segundo os critérios previstos, o JET GROUTING pode combinar-se com um tratamento adicional de injecção.